MOSCOW Project 2012
LISBOA - MOSCOW 
O meu primeiro grande Projecto, com culpa do meu amigo Américo Santos.
Porquê Lisboa-Moscovo?
Há muito que visitar os países de Leste era uma das minhas ambições, não era de facto uma prioridade, pois antes projectava viagens ao Cabo Norte, Itália, França e Espanha, com o convite do meu amigo Américo santos que tem esta "panca" tão forte como eu, ele fezme o desafio para irmos em 2012 há Rússia mais propriamente a Moscovo.
Estas informações que a seguir podem ver têm como fonte o site www.americosantos.webs.com .
Como todos sabem, só à bem pouco tempo é que estes se “abriram” à Europa e aos turistas que os querem visitar. É certo que continuam a existir dificuldades nomeadamente na entrada mesmo com vistos. Dificuldades à parte, Moscovo e a sua famosa praça vermelha, os palácios dos antigos Czares bem como toda a sua arquitectura, merecem uma visita.
Objectivo da Viagem?
A viagem Lisboa - Moscovo, por incrível que pareça, foi delineada quando o Américo Santos fazia a viagem ao Cabo Norte em 2008.
Na altura pensou em associar a este projecto uma Instituição Portuguesa de Deficientes Mentais, Espinha Bífida, Paralisia Infantil ou outra de solidariedade nacional. Desta forma, enquanto se procede aos preparativos para a viagem mantemos o contacto com as pessoas da instituição e no dia da partida divulgamos na Imprensa Nacional o nome e as carências com que a mesma se debate.
Por se tratar de uma causa nobre, faz com que este projecto ganhe uma maior relevância o que contribuirá para uma maior responsabilização e motivação por parte dos elementos que integram a equipa.
Os países a visitar:
Serão todos aqueles que ficam no trajecto mais rápido e económico até Moscovo. A saber 11 países:
Portugal: Lisboa - Vilar Formoso; Espanha: Burgos; França: Bordeaux, Strasbourg; Suíça: Zurich Alemanha: Freiburg, Nuremberg, Dresden; Republica Checa: Prague, Polónia: Warsow, Wroclaw, Katowice; Lituânia: Kaunas, Vilnius; Letónia: Riga, Estónia: Tartu, Narva, Tallin; Rússia: St. Petersburg, Moscow, Polevskoj, Kirov,
No regresso podemos fazer um desvio, por forma a visitar outros países tais como Finlândia, Suécia, Dinamarca, Holanda e Bélgica aumentando assim de 11 para 16 países a visitar.
A viagem terá um total de cerca de 13.000Kms para ser realizada no mínimo em 20 dias.
Data da realização?
A data estará pendente da disponibilidade dos interessados. A ideia é que a viagem decorra em Junho de 2012 aproveitando os dois feriados existentes no calendário, ou então em JUL de modo a terminar em FARO no fim-de-semana da concentração.
Apoios existentes para a viagem?
Os elementos que integram a viagem contarão com o apoio da comunidade Portuguesa na Suíça, através de um Motoclube que disponibilizará alojamento para os participantes. Tendo inclusive alguns destes elementos mostrado vontade em participar na viagem.
Custos da viagem?
Bem vamos à questão que poderá levantar mais celeumas relativamente ao montante aqui apresentado. Lembro que os custos desta ou qualquer outra viagem são aqueles que nós queremos que sejam. No entanto, existe um limite mínimo que eu considero como sendo o necessário para que a viagem seja considerada exequível (2000€).
Claro que aqueles que não dispensam uma cama ou almoços e jantares em restaurantes e Hotéis 2000€ não chega para a ida quanto mais para ida e volta.
O que realmente interessa é cumprir o trajecto LISBOA – MOSCOVO-FARO por isso é fazer as contas e decidir se queremos ir avante com o projecto e realizar, quiçá a maior aventura das nossas vidas.
Participantes:
Paulo e Katy Girão
PAKAGI - Honda PanEuropean ST1300
brevemente
Américo Santos e Filhota
Yamaha FJR 1300
Acções a decorrer:
Eu e o Américo temos estado constatemente em troca de sms assim como comunicação através do msn, ambos a sonhar com este projecto por mais longe que esteja parece que sentimos o cheiro da viagem, os primeiros problemas duma megaviagem deste calibre começam a surgir, Passaportes e vistos, os passaportes na loja do cidadão é fácil de fazer, agora os vistos para podermos "navegar" na Rússia já se começam a sentir, o Américo arranjou uma agência de viagens que trata específicamente destes processos, claro paga-se mas não parece ser uma fortuna, implica fotos, seguros pedidos de autorização etc... etc... como pode ser tão difícil e burocrático uma simples ida à Rússia??
Camping em Moscovo, decobri 3 o único que consegui contacto, responderam-me dizendo que está em obras de reestruturação, e que entrasse em contacto durante a primavera, veremos...
O Américo tenta arranjar apoios para minimizar o sacríficio monetário a que vamos estar sujeitos, ele está tentar angariar um jogo de pneus para cada mota ao menos com desconto.
Eu estou a mexer cordelinhos para um possível apoio monetário por parte de um banco, a ver vamos...
Decidimos também de chamar a este projecto de: Europa de Lés-a-Lés, parecido um pouco ao que acontece no Portugal de Lés-a-Lés organizado pela Federação Nacional de Motociclismo - Portugal.
No fundo unir 2 pontos extremos neste caso da Europa:
Cabo da Roca (Por) - Polevskoj (Rus)
O objectivo está definido e já se encontra em contagem decrescente, ligar o ponto mais ocidental ao Ponto mais Oriental da Europa, Polevskoj uma cidade na Rússia 1400 Kms a Leste de Moscovo.
Assim para futuras viagens vou baptizar esta viagem de:
1º Europa de Lés-a-Lés 2012 "Cabo da Roca (Portugal) - Polevskoj (Rússia)"
Assim temos a Europa Continental unida entre o seu ponto mais OESTE com o ponto mais ESTE, ficando previsto para 2013 o 2º Europa de Lés-a-Lés 2013 "Cabo da Roca (Portugal) - NordKapp (Noruega)" unir nada mais o ponto mais OESTE da europa Continental com o ponto mais a NORTE da Europa Continental.
em desenvolvimento...